A ORIGEM DAS CARTAS DO GWENT – EPISÓDIO #3 – ITHLINNE


   Conhecida como Itlina, Ithlinne Aegli é uma elfa muito famosa por seus dons de vidência, astrologia e curandeirismo. Entre suas supostas previsões, as mais comentadas, estão:
   Guerras Nórdicas (1239-1268), que são as guerras entre Nilfgaard e os Reinos do Norte em busca de dominação territorial e política, chamadas pelos nortelungos de “Guerras de Nilfgaard”;
   Grandes Pestes (1268, 1272 e 1294);
   Guerra dos Dois Unicórnios (1309-1318);
   Invasão dos Haaks (1350).
   Sua previsão mais famosa, no entanto, é a chamada Profecia de Itlina (Aen Ithlinnespeach), que fala sobre a destruição da civilização por meio do Grio Branco ou Geada Branca, que cobrirá todo o mundo de gelo e este renascerá com o novo sol e sobre a vinda de uma Destruidora.
   Ela é descrita na famosa “Encyclopaedia Maxima Mundi“, de Effenberg e Talbot, e , com relação a sua profetização da vinda de uma “Destruidora” do mundo, diz-se que originou a Caça as Bruxas (1272-1276), provocando a morte de muitas mulheres acusadas de serem a encarnação da Destruidora.
   Conclui-se nesta mesma obra que Ithlinne é apenas um personagem fictício e que suas profecias são apenas textos escritos nos tempos atuais para construir um mito.
   “Hoje muitos pesquisadores consideram I. uma personagem fictícia e suas “profecias” textos apócrifos produzidos contemporaneamente e uma hábil mistificação literária.”
   A enciclopédia citada é conhecida por muitos como uma propaganda Nilfgaardiana, cujo conteúdo costuma ser falso em busca de difamar as pessoas e favorecer a imagem do Império perante à população.
   A língua elfica costuma ser bastante ambígua, o que dá margem para diversas interpretações, mas de acordo com os elfos, que em geral acreditam muito na profecia, para eles ainda há esperança de que, caso sigam a “Andorinha” ou “Criança do Sangue Antigo”, ela salvará seus seguidores. Cirilla de Cintra é conhecida por possuir o sangue antigo, e por isso é considerada a Destruidora e Salvadora do mundo.

De qualquer maneira, Ithlinne dá o que falar no universo The Witcher!

Fontes:

http://pt-br.thewitcher.wikia.com/wiki/Wiki_The_Witcher

Andrzej Sapkowski – A Torre da Andorinha.

Comentários